Projetos

Ainda nesta semana....
Aproveito já para divulgar, agora muito mais detalhado, o projeto arte na cidade:
A ideia de divulgar a arte de uma maneira geral é a principal proposta do nosso projeto: a saber

ARTE NA CIDADE

Objetivo:
O projeto Arte na Cidade tem como objetivo divulgar ao público os diferentes tipos de arte que vem sendo produzido atualmente. Para atingir o maior número de pessoas nossa proposta é a de diversificar o máximo, por isso iremos organizar exposições de diversas modalidades, entre elas: Fotografia, Pintura, Grafite, Desenho, Artesanato, Esculturas.
As exposições serão individuais para que cada artista possa mostrar “ por completo” o seu trabalho. Pretendemos desta forma levar a diversos locais públicos incluindo museus, escolas e sescs o trabalho de cada um deles.
Iremos dividir os “ espaços” por temas:

Imagem e Ação: Este espaço trará a fotografia como tema de discussão. Alem de dispormos no local uma mini – exposição de fotos composta por fotógrafos renomados, 1 profissional será contratado para explicar ao público atividades diversas relacionadas a fotografia: enquadramento, revelação, conceito, criação, etc.

Mão na Massa: A oficina mão na massa traz o artesanato presente no evento. Aqui os adolescentes e jovens praticarão junto com artesãos profissionais a arte do artesanato. Belas criações poderão ser criadas e levadas para casa como um belo e criativo presente a sua família, por exemplo.
Espaço 3:
Musica 24 h: Quem disse que música não é arte? Desde a música clássica, o Hip Hop e outras que para muitos adolescentes são tão importantes como uma trilha sonora em um filme de ação. Nesta tenda contrataremos músicos e DJs que além de ensinar como organizar uma programação musical para agradar a garota dos sonhos ou arrasar na festinha da faculdade.

Pintando o Set: Vocês já parou para pensar na importância do belo no dia a dia das pessoas. Um belo quadro na parede, por exemplo. Na oficina pintando o Set iremos mostra técnicas de artes plásticas na pratica. Um artista Plastico estará presente no local pintando para os visitantes além de conferirem sua obra participar de sua produção.

Porque????

Apesar de uma grande metrópole São Paulo ainda tem espaço e público para atender uma produção rica e criativa com relação a artes.

Alem disso sabemos da importância da arte, cultura, conhecimento e apreciação do belo para todas as pessoas. Parar um pouco com suas rotinas num dia a dia tumultuado de compromissos, e simplesmente contemplar a cultura. Este hábito, muitas vezes exercido por poucos por motivos diversos, sem dúvida: faz bem.

Ouvimos muitas vezes pessoas comentarem como o contato com as artes fizeram bem, aumentando a criatividade, levando a vida com mais leveza, mais humor e pensamento positivo. Que com o passar do tempo passamos a valorizar cada vez mais comportamentos como estes.

Oferecer aos apreciadores de arte, uma programação diferente e agradável para o maior número de pessoas possível. Pretendemos também ampliar o nosso público. Sabemos que, hoje em dia, a produção de arte e cultura em geral e distribuída para um número limitado de pessoas. Por isso nosso projeto ira de novo ampliar. Pretendemos levar a exposição sempre para locais públicos onde poderemos atender também pessoas que tem o acesso a cultura resguardado e limitado.

Sabe – se também que os artistas também tem sua dificuldade em expor seus trabalhos. Iremos oferecer a eles esta divulgação ao mesmo tempo oferecer ao público em geral uma produção realizada, inspirada na motivação de cada artista.

Não iremos definir tema algum. Cada artista terá total liberdade para se expor, utilizando a técnica que tem domínio, o tema de preferência. Deixamos na mão de cada artista, o prazer de nos surpreender. Logicamente de forma positiva.

Proximos Passos
SELEÇÃO DOS ARTISTAS
É nesta etapa que a curadoria ira selecionar os 12 ( doze) artistas que irão fazer parte do projeto. Para isso iremos utilizar catálogos diversos, contatos com agencias e artistas e formadores de opinião.

CONTATOS COM OS LOCAIS
Iremos fazer contato com diversos locais para expor o trabalho dos diversos artistas. Nossa idéia é selecionar locais que atendam diferentes tipos de públicos.
As parcerias a serem feitas pretendem atender locais como CEUS, CLUBES, FACULDADES, MUSEUS E GALERIAS.

PRODUCAO DO CATÁLOGO
Algumas etapas acontecerão em conjunto. Pretendemos divulgar o projeto com a produção de um catalogo, produzido numa versão e edição de luxo. Impresso na capa dura e em páginas em couchet. Cada artista terá 5 páginas onde trará o seu currículo e a divulgação de alguns dos trabalhos mais conceituados.

REALIZAÇÃO DO CRONOGRAMA
O Projeto fará um cronograma, aliando locais, aristas, e imprensa. É nesta etapa que iremos ver qual artista ira expor em qual local. Para isso nossa produção terá como principal objetivo contatar locais e disponibilidade de cada um dos nossos artistas. Pretendemos correr como o projeto durante todo o ano de 2010. Neste segundo semestre, iremos trabalhar na concepção do projeto, conteúdo e captação de recursos.

DIVULGAÇÃO
A divulgação irá acontecer durante todo o ano, desde que aconteça a primeira exposição do 1 artista. É nesta etapa que iremos contatar a imprensa ( televião, joral, Revistas, sites especializados) para divulgar em grande estilo a exposição que acontecerá no ano de 2010. Para o projeto será contrato um profissional da área de comunicação que ficará responsável por toda a divulgação. Desde a produção dos banners, convites, etc.

REALIZAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES.
Nosso Catalogo
O produto cultural que será distribuído para os visitantes será o nosso catalogo. Desta forma pretendemos distribui lo a todos os nossos participantes. Em locais como escolas, por exemplo, faremos uma edição mais pratica e menos “ sofisticada” que atenderá a um público de 300.000 crianças. Já os catálogos que serão distribuídos a museus e galerias de arte, contemplam uma tiragem aproximada de 50.000 exemplares.

A Distribuição
10 por cento da tiragem será destinada a bibliotecas publicas e o restande da tiragem será totalmente doados as escolas e outras organizações públicas, como ONGS, etc. O restante da tiragem será oferecido aos participantes e visitantes da mostra cultural.

Publico Alvo
O Projeto atendera um publico diversificado. Tanto pelo conceito e criação como a proposta da própria instituição que propõe a mostra cultural, que nos referimos.
Acreditamos que a cultura deva ser ampliada e oferecida a todos os tipos de públicos. Desta forma atendemos uma publico carente de uma produção cultural e ansiosa por ações educativas e culturais que poderão também serem conferidas nas galerias e museus da cidade.

p.s ( entre em contato, deixe seu comentario se vc tiver mais ideias e tiver interesse em participar do nosso projeto)